O araçal é uma fruta composta por água, sais minerais, ácido málico, açúcar, celulose, gordura, retinol, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, carotenóides e fibra, que para além das suas propriedades terapêuticas, tem também muita utilidade na preparação de compotas. Este tem propriedades antimicrobianas e bastante pectina, um gelidificante natural. Contém uma grande quantidade de vitamina C, muito mais do que os alimentos cítricos como limão ou laranja. É, assim, um potente antioxidante que reforça o sistema imunitário.
Para a receita de hoje, tirei partido da pectina existente neste fruto para, em contacto com o leite, e através de uma receita simples, preparar um iogurte muito saboroso e saudável.
Ingredientes
- 700 g de araçal amarelo (lavado e limpo de pontas)
- 60 ml de leite (usei sem lactose)
- 3 colheres de sopa de mel (ajuste a gosto)
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 1 colher de café de aroma de baunilha
Preparação
Comece por lavar e cortar as pontas aos araçás.
- Coloque-os numa taça. Junte-lhes o leite, a baunilha e o mel.
- Triture tudo com a varinha mágica.
- Junte as sementes de chia e misture.
- Adoce com mel, ajustando a quantidade deste adoçante natural ao seu gosto e à acidez do fruto. Alguns araçás são mais doces do que outros. É o caso da variante amarela.
- Coloque em potes e leve a refrigerar de um dia para o outro.
Dicas:
Pode substituir o mel por stévia. Veja na embalagem a proporção adequada. Pode aumentar a quantidade de leite e obterá a consistência de um batido